Bhaskara a pessoa
Bhaskaracharya nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia. Também era conhecido como Bhaskara .
Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica ( tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas ) que dá sustentação à Astrologia
Foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia. Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia.
Qual seu livro mais famoso?
- Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana ( medidas e trigonometria elementar ) e Combinatória. Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau: Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas, o que ele faz e' mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.
- o Siddhanta-siromani, dedicado a assuntos astronômicos e dividido em duas partes
- o Bijaganita que é um livro sobre Álgebra, Bhaskara gasta a maior parte desse livro mostrando como resolver equações Quanto a equações INDETERMINADAS do segundo grau , ai ele realmente fez grandes contribuições.
A fórmula de Bhaskara
Bhaskara nem sabia o que é uma fórmula As fórmulas surgem na Matemática só 400 anos depois de sua morte, consequentemente, não poderia ele ter descoberto fórmula nenhuma.
Naquela época, as equações eram resolvidas com regras! Chamamos de regra à uma descrição por extenso dos procedimentos para resolver um problema, por exemplo uma equação na época de Bhaskara essas regras, tipicamente, tinham a forma de poesias que iam descrevendo as operações a realizar, para resolver o problema. Entre essas regras, destacamos a seguinte que tem uma formulação muito próxima do procedimento que hoje usamos:
O nome Fórmula de Bhaskara foi dada em homenagem ao matemático Bhaskara Akaria, considerado o mais importante matemático indiano do século XII.
A fórmula de Bhaskara é principalmente usada para resolver equações quadráticas de fórmula geral ax2+bx+c=0, com coeficientes reais, com a≠0 e é dada por:
Chama-se de discriminante: Δ = b2-4ac
Dependendo do sinal de Δ, temos:
- Δ=0, então a equação tem duas raízes iguais.
- Δ>0, então a equação tem duas raízes diferentes.
- Δ<0, então a equação não tem raízes reais.
Através da Fórmula de Bhaskara podemos deduzir uma expressão para a soma (S) e o produto (P) das raízes da equação do 2º grau.
· Sendo x1 e x2 raízes da equação ax2+bx+c=0, então:
· S = x1+x2 = -b/a
· P = x1.x2 = c/a
A importância da Fórmula de Bhaskara é que ela nos permite resolver qualquer problema que envolva equações quadráticas, os quais aparecem em diversas situações importantes, como na Física por exemplo.
Bhaskara obteve grande reconhecimento pelas suas importantes contribuições para a Matemática. Em 1207, uma instituição educacional foi criada para estudar o seu trabalho. Em uma inscrição medieval em um templo indiano podemos ler:
Triumphant is the illustrious Bhaskaracharya whose feats are revered by both the wise and the learned. A poet endowed with fame and religious merit, he is like the crest on a peacock.
|
Triunfante é o ilustre Bhaskaracharya cujos feitos são reverenciados por ambos os sábios e os instruídos. Um poeta dotado de fama e mérito religioso, ele é como a crista de um pavão
|
Bhaskara morreu em 1185 na cidade Ujjain, Índia aos 71 anos de idade.
FONTES DE PESQUISA
http://www.infoescola.com/matematica/formula-de-bhaskara/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bhaskara_II
http://ecalculo.if.usp.br/historia/bhaskara.htm